_MG_2366.jpg
 

Nesta composição breve sobre vizinhança é acompanhado de perto o Verão de 2016 junto dos residentes do Centro Nuno Belmar da Costa, instituição pertencente à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, situada no Bairro Residencial de Nova Oeiras. O que implica ser vizinho de alguém? Conheceremos pelo nome as pessoas de quem tomamos conta? Como nos modificam aqueles que não nos lembramos de termos deixado entrar na nossa vida? Estas são algumas das perguntas que Ajudar a cair tenta fazer e deixar em aberto.
 

Sobre AJUDAR A CAIR

«No meio do trânsito de muitas cadeiras de rodas, encontramos neste livro uma reflexão sobre uma das perguntas mais importantes de sempre, à qual Jesus acedeu nas Escrituras: “quem é o meu próximo?” Do mesmo modo que o Mestre fez, respondendo em forma de parábola (...), também a experiência dos residentes do Centro exerce na Djaimilia o poder de olhar com mais atenção para o que nos cerca. Saber quem é o meu vizinho é ter uma perspectiva mais realista acerca de quem sou.» 

 

«(...) Estamos longe do registo factual da reportagem. A autora paira sobre os dias com estranha leveza, à sombra da buganvília, consciente de "quanto se perde ao escrever", procurando sentidos para a palavra "vizinhança". De que forma podemos conhecer o outro? A resposta é uma aprendizagem mútua, porque às tantas deixa de ser "claro quem guia quem na tarefa de nos valermos uns aos outros, enquanto seres humanos".» 

VOZ DO DESERTO
Tiago Cavaco

 

EXPRESSO
José Mário Silva