Sou escritora. Escrevi catorze livros. Publiquei textos na Folha de S.Paulo, New York Times, Expresso, Observador, Ler, la Reppublica, serrote, Common Knowledge, Granta, ZUM, entre outras publicações. Os meus livros estão traduzidos em dez línguas. Os mais recentes são Toda a Ferida É Uma Beleza (2023), Grande Prémio de Romance e Novela da APE 2024, e O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo (Penguin/Todavia, 2023).
Esse Cabelo, a autobiografia do cabelo de Mila, foi publicado em 2015.
Luanda, Lisboa, Paraíso, a história de Cartola e Aquiles, pai e filho, de Luanda a Paraíso, recebeu o prémio Oceanos, o prémio literário Fundação Inês de Castro e o prémio literário Fundação Eça de Queiroz, em 2019.
A Visão das Plantas, últimos dias de Capitão Celestino, figura da infância de Raul Brandão, foi um dos vencedores do prémio Oceanos, em 2020.
(Imagem: Joel Sternfeld).
Maremoto, a carta de Boa Morte da Silva à filha que não conheceu, foi finalista do Grande Prémio de Romance e Novela APE, do prémio literário Fernando Namora, do prémio PEN Clube Narrativa e do prémio Casino da Póvoa.
A Visão das Plantas, Maremoto e Bruma formam a trilogia Três Histórias de Esquecimento, em breve disponível em Inglês, pela Farrar, Straus & Giroux.
As Telefones, finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da APE, encena o drama turbulento e telefónico de Solange e Filomena, mãe e filha migrantes.
Ajudar a Cair narra um Verão numa comunidade de pessoas com paralisia cerebral.
Toda a Ferida é uma Beleza é uma novela ilustrada por Isabel Baraona (Relógio D’ Água, 2023).
Combino textos, imagens, colagens e partes de livros antigos para criar livrinhos, que talvez sejam livros de artista.
Colagem/Coragem e Os Gestos são ensaios-colagem, nos quais imagens, textos e colagem são combinados.
Faço colagem há dez anos.
Colaboro há mais de vinte anos com o fotógrafo e escritor Humberto Brito. Escrevemos juntos Regras de Isolamento, um livro de texto e imagem, escrito durante o primeiro confinamento pandémico (FFMS, 2020).
(Imagem: Humberto Brito).
Neste momento, escrevemos uma coluna em conjunto para a revista brasileira Quatro Cinco Um, Onde Queremos Viver.
Alguns textos recentes, em volumes colectivos e revistas:
“Migrants and Transplants”. Durham: Common Knowledge, Duke University Press, (em breve).
“Holy Land”. Feminine Plural. (Claire Williams trans.). Claire Williams and Maria-José Blanco (Eds.), Peter Lang, 2024 (em breve).
“Nome de casa”. Revista Lote #5, 2024.
“Quim & Helau”. Colóquio-Letras, Especial 50 anos do 25 de Abril, 2024.
“A Condição Sem Nome”. Revista Serrote, 2024.
Projectos colaborativos recentes incluem o espectáculo Pérola Sem Rapariga, com a actriz e encenadora Zia Soares, Os Dias Mais Longos e Os Mais Curtos, com o compositor Eugene Birman para o Coro Gulbenkian, e a peça Pêndulo, com Marco Martins.
(Imagem: cima Filipe Ferreira, TNDMII / video: Arena Ensemble / baixo FCG).
Algumas conversas e apresentações recentes:
- “O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo”. Universidade de Valencia, Keynote Address.
- Cátedra Gil Vicente Annual Lecture: “A Restituição da Interioridade”. University of Birmingham.
- Sobre A Visão das Plantas. Brown University.
- Conversa com Angela NZambi, Carmen Alfonso e Rosa Alvarez. Societat Coral El Micalet. Valencia.
- Conversa com Itamar Vieira Júnior, New York University.
- Festival Serrote. Leitura-performance e conversa com Adriana Ferreira da Silva, Instituto Moreira Salles, Brasil.
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Por fim, algumas grandes alegrias:
Lisboa. A minha novela Toda a Ferida É Uma Beleza (Relógio D’Água, 2023) venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da APE 2024 😇️
França. Trois Histoires d’ Oubli saiu este ano pelas Editions Viviane Hamy (trad. Dominique Nédellec). Aqui no Le Monde por Gladys Marivat. Em breve em edição de bolso! Mais aqui.
França. Trois Histoires d’ Oubli é finalista do Mediterranean Literary Prize Aix-Marseille-Provence Metropolis.
Alemanha. A Visão das Plantas foi o primeiro vencedor do prémio criado pela Latizón TV - Televisão sobre a América Latina. Este prémio reconhece os livros que, por diversas razões, deixam uma impressão duradoura nos leitores.